quinta-feira, 3 de maio de 2018

Dicas de Atividades

Resultado de imagem para deficiente auditivo

As atividades sugeridas podem ser ampliadas a partir do trabalho com sequências didáticas, a fim de promover para a criança surda uma educação de qualidade e tendo por objetivo um trabalho bilíngue.
 A partir das teorias de Vygotsky, Fernandes e Correa (2012, p. 24), entendem que o sujeito bilíngue é aquele que faz uso de dois sistemas simbólicos. Sendo assim, o bilinguismo está baseado no conceito de sistemas significantes distintos, organizados por signos que demonstram as diferentes formas de categorização da experiência, além de serem sistemas abstratos, afetando mentes potenciais, introduzindo experiências concretas ao processo de geração dos significados. 

Para Quadros (2012), no sistema de educação bilíngue para surdos, a segunda língua, chamada de L2, é a escrita e a língua oral, cujo processo de ensino funcionaria como a aprendizagem de uma língua estrangeira e, portanto, dependente da aquisição da língua de sinais. Botelho (2005) entende que o surdo que possui a L1 pode desenvolver habilidades linguísticas e metalinguísticas, contidas em outras línguas, e uma das maneiras de ensina-lo e por meio da instrução comparativa entre os sistemas linguísticos.


  Para contar histórias (oralizadas) aos alunos, se você tem na sala alunos surdos ou com deficiência auditiva, utilize recursos visuais e, ao longo da narrativa, observe se as crianças – mediante, por exemplo, expressões de admiração, medo, riso, etc. – demonstram compreender o que está ocorrendo. Utilize objetos: bonecos, bichos, carrinhos, casinhas, etc. Ao terminar, peça aos alunos que desenhem a história e então procure perceber no desenho da criança surda os detalhes das cores, dos tamanhos e, sobretudo, dos sentimentos que se evidenciam no texto: medo, maldade, alívio, etc.

Faça kits de “contação” de histórias:

1. Avental de histórias;
2. Saco de histórias;
3. Caixa de histórias;

Métodos de Alfabetização

Matemática
Atividade: Jogo de Dominó.
Objetivo: Associar o sinal à figura correspondente; ampliar o vocabulário.

Público alvo: Alunos em fase de alfabetização.




Português

Atividade: Cores.
Objetivo: Reconhecer os sinais das cores; relacionar o sinal com a escrita em português;
Público alvo: Alunos em fase de alfabetização. 




Dicas...

As atividades sugeridas podem ser ampliadas a partir do trabalho com sequências didáticas, a fim de promover para a criança surda uma educação de qualidade e tendo por objetivo um trabalho bilíngue.
 A partir das teorias de Vygotsky, Fernandes e Correa (2012, p. 24), entendem que o sujeito bilíngue é aquele que faz uso de dois sistemas simbólicos. Sendo assim, o bilinguismo está baseado no conceito de sistemas significantes distintos, organizados por signos que demonstram as diferentes formas de categorização da experiência, além de serem sistemas abstratos, afetando mentes potenciais, introduzindo experiências concretas ao processo de geração dos significados. Para Quadros (2012), no sistema de educação bilíngue para surdos, a segunda língua, chamada de L2, é a escrita e a língua oral, cujo processo de ensino funcionaria como a aprendizagem de uma língua estrangeira e, portanto, dependente da aquisição da língua de sinais. Botelho (2005) entende que o surdo que possui a L1 pode desenvolver habilidades linguísticas e metalinguísticas, contidas em outras línguas, e uma das maneiras de ensina-lo e por meio da instrução comparativa entre os sistemas linguísticos.


Deficientes Auditivos


Resultado de imagem para deficiente auditivo 

Imagem relacionada






Imagem relacionadaImagem relacionada

Tratamento da perda auditiva

Imagem relacionada

 Perda de audição é tratada com base na causa da deficiência auditiva. Geralmente, aqueles com perda auditiva condutiva beneficiam de terapia e podem ser prescritos de aparelhos auditivos.
No entanto, aqueles com perda auditiva neurossensorial pode ter uma condição mais permanente que não pode ser tratada. Isto é porque nestes pacientes estão danificadas os nervos e as sensíveis células ciliadas da cóclea e estas não podem ser reparadas e estes permanecem danificados para o resto da vida de uma pessoa. No entanto, existem métodos para lidar com a perda de audição que pode melhorar a qualidade de vida. (1-5)

Tratamento de perda de audição

Tratamento de perda auditiva incluem:
  • Remoção de cera ou objeto estranho que está levando a uma perda auditiva condutiva
  • Uma infecção aguda ou a longo prazo do ouvido médio também pode levar à perda de audição. Estes precisam de ser tratadas com antibióticos apropriados.
  • Perfuração de orelha tambor após infecção ou lesão pode ser corrigida com uma cirurgia chamada timpanoplastia. Um retalho de tecido é tomado e a membrana é reparada para restaurar a audição.

Aparelhos auditivos

São dispositivos que servem para aumentar o volume dos sons entrando no ouvido e ajudam a pessoa a ouvir com mais clareza. Estes incluem peças como um microfone, amplificador, alto-falante e uma bateria.
Auditivas anteriores eram grandes e muitas vezes visível. Estes dias a aids são muito pequenas e discretas e podem ser usada dentro da orelha. Ajuda funciona apenas com o microfone, pegar o som e o amplificador, aumentando seu volume.
Podem também distinguir entre a conversa e o ruído de fundo e seletivamente ajudar a ouvir a conversa.
Por trás da orelha (BTE) aparelhos auditivos estão disponíveis estes dias que ficar dentro do ouvido e tem uma poção que vai atrás da orelha. Estes podem ter dois microfones que ajudam o paciente a ouvir sons na vizinhança geral ou se concentrar em uma conversa ou o som de uma determinada direção.
Outros tipos são auditivas em do ouvido (ITE) e completamente no canal (CIC) aparelhos auditivos.
Aparelhos auditivos também podem ser auditivas de corpo (BW) com uma pequena caixa contendo o microfone cortado para a roupa ou colocado dentro do bolso.
Estes podem ser usados com os melhores benefícios em leve a perda auditiva moderada e são inúteis, surdez neurossensorial e profunda.
Alguns aparelhos auditivos são úteis em defeitos de condução óssea. Estas vibram em resposta aos sons vai para o microfone. Outra variedade é o auditivo ancorado de osso chamado osso ancorado auditivas (BAHA).
Outra variedade é o aparelho auditivo CROS que é útil para as pessoas que têm apenas a audição em um ouvido. O auxílio capta sons para o ouvido ruim e transmite para o ouvido bom.
BiCROS aparelhos auditivos pode ser usados de forma semelhante em pessoas que não têm qualquer audição em um ouvido e tem audiência na outra orelha limitada. Algumas pessoas também podem usar aparelhos auditivos descartáveis.

Outros tratamentos para perda de audição

  • Alguns pacientes podem precisar de implantes do ouvido médio também. Estes são inseridos dentro do ouvido com a ajuda de um pequeno procedimento cirúrgico. Estes ajudam os ossículos para conduzir os sons dentro do ouvido.
  • Implantes cocleares-estes são os implantes do ouvido interno que podem ser colocados dentro do ouvido com uma cirurgia. Estes podem ser usados em pacientes com perda auditiva neurossensorial em ambos os ouvidos.
  • Pacientes com moderada a perda auditiva profunda precisam aprender uma linguagem de sinais ou a leitura labial. Estes incluem a língua de sinais britânica (BSL) ou assinado Inglês e Paget Gorman assinado fala.

Métodos para lidar com a perda de audição

Pacientes com perda auditiva podem adoptar dicas simples para lidar. Estes incluem:
  • Os pacientes precisam possuir até sobre sua deficiência auditiva, para que os oradores falam mais alto e mais claro e não recorrer a sussurros e formulários curtos
  • Olhando para os lábios do orador quando eles falam que ajuda
  • Conversas podem ser realizadas em lugares mais silenciosos para fácil compreensão
  • Apoio da família e amigo para os pacientes com perda auditiva é vital para lidar com a perda de audição

Prevenção de perda auditiva

Prevenção de perda de audição envolve a redução dos riscos. Estes incluem:
  • Infecções de ouvido precisam ser tratado na infância para que eles não levam à perda de audição a longo prazo
  • Deve ser evitada a acumulação de cera de ouvido
  • Nada deve ser inserido dentro do canal auditivo. Isso inclui brinquedos, cotonetes, algodão e tecido.
  • Barulhos de sistemas de música, ambiente de trabalho pode danificar a audição. Estes devem ser evitados ou equipamentos de proteção de ouvido especiais serão aprovados.
  • Desde que certas infecções virais podem levar a perda de audição todas as crianças precisam de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola e infecções

Dicas de Atividades

As atividades sugeridas podem ser ampliadas a partir do trabalho com sequências didáticas, a fim de promover para a criança surda uma ed...